segunda-feira, 15 de abril de 2013

Gestora participa do I ENCONTRO ESTADUAL CENSO ESCOLAR PARA GESTORES



 Secretários municipais de educação, representantes de associações, gestores, diretores e técnicos escolares responsáveis pelo Censo Escolar se reuniram no auditório do Hotel Sagres nesta segunda-feira (15) para avaliarem as coletas de dados feitas nas instituições de ensino. O I Encontro Estadual do Censo Escolar da Educação Básica foi promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O encontro teve como tema o “Censo Escolar: a fidedignidade das informações é responsabilidade de todos”. “É através do que é informado pelas escolas que podemos planejar as políticas, monitorá-las e ver se estão dando certo, para que alcancemos os objetivos traçados pela melhoria da educação básica no país”, frisou a coordenadora nacional do Censo Escolar, Célia Gedeon.

Durante a manhã foram ministradas palestras com temáticas envolvendo diversos setores de instituições ligadas á área educacional. A palestra de abertura foi ministrada pelo secretário adjunto de Ensino da Seduc, Licurgo Brito, que falou sobre a importância dos indicadores educacionais e qualidade social na educação, frisando a escolarização na idade certa.

“Belém precisa de atenção neste quesito, e o governo do Estado, por meio da Seduc, vem trabalhando para isto. Esta coleta de dados é mais uma ação importante para que possamos traçar estratégias e redesenhar as políticas nacionais de educação”, analisou. “Depositamos uma esperança muito grande nas melhorias com base nas informações coletadas pelo Censo Escolar”, completou.

Célia Gedeon apresentou o “Censo escolar e as políticas educacionais: influências na melhoria da educação básica”. A palestra “Fidedignidade das informações é responsabilidade de todos” foi ministrada pela presidente da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Sandra Lima. Também estiveram em pauta assuntos como a Prova Brasil e o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e a legalidade no uso do Sistema Informatizado de Gestão Escolar do Pará (Sigep).

Responsabilidade – A presidente do Conselho Estadual de Educação, Suely Menezes, pediu critério aos gestores no processo de elaboração do censo. “Temos que ter cuidado com o que inserimos nos dados do Censo. Podemos destruir uma pesquisa se informarmos algo errado. Temos que ter consciência do que estamos fazendo e de nossas responsabilidades enquanto gestores”, afirmou.

A coordenadora estadual do Censo Escolar, Eliane Silva, frisou a importância do evento em relação à sensibilização dos gestores. “Temos certeza que todos os que estão aqui irão se sensibilizar e entender o quanto esta coleta de dados é importante, pois é a partir disso que são geradas as ações de políticas públicas para o Estado e o nosso país”, destacou.

A gestora Joseane Figueiredo, da 5ª Unidade Seduc na Escola, ratificou a importância da coleta de maneira cuidadosa e positiva como instrumento de captação de recursos para o Estado e, consequentemente, para as escolas. “Quando tudo é informado de maneira correta, recebemos o que precisamos conforme nossa necessidade, e desta forma conseguimos desenvolver ações, projetos pedagógicos voltados à melhoria da educação e a permanência dos alunos em sala de aula, já que um dos pontos de grande combate neste momento é a evasão escolar”, disse.

O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional feito todos os anos e coordenado pelo Inep. O censo tem a colaboração das secretarias estaduais e municipais de educação e a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. A coleta de dados de 2013 ocorre no período de 29 de maio a 31 de julho.

Em relação às escolas da rede estadual de ensino, o Censo de 2011 revela a existência de 681.404 mil estudantes matriculados. Destes, 317.201 estão no ensino médio, 256,22, no ensino fundamental, 97 mil na educação de jovens e adultos (EJA), 4,4 mil nas escolas profissionalizantes e 4.776 na educação especial.

Texto: Fabiana Batista
Fotos: Advaldo Nobre
Ascom/Seduc



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