quarta-feira, 29 de maio de 2013

Censo Escolar 2013 começa hoje no Pará - 29.05.2013

O Ministério da Educação (MEC) inicia hoje, em todo o Brasil, a coleta de informações escolares para o Sistema Nacional de Dados e composição do Censo Escolar 2013. As estatísticas apresentadas pelas instituições públicas e privadas promoverão um banco de dados com informações detalhadas sobre cada unidade de ensino. O MEC promete, com os números observados, imprimir à sociedade uma radiografia detalhada do sistema educacional brasileiro. Os números disponibilizados ao final da pesquisa desenharão perfis dos quadros de professores, alunos e escolas de cada Estado e município brasileiro. Esse ano, o Instituto Nacional de Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do MEC responsável por gerenciar o Censo, disponibilizou quase R$ 538 milhões para a coleta de dados do Censo 2013 no Estado do Pará. Em todo o Brasil, será repassado um total de R$ 11,3 milhões.

LEIA MAIS

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Mais Educação recebe adesão de escolas só até sexta-feira, 31

Segunda-feira, 27 de maio de 2013 - 12:16

As escolas públicas pré-selecionadas têm prazo somente até sexta-feira, 31, para aderir ao programa Mais Educação. O cadastramento deve ser feito pela internet. A meta do governo federal é atingir 45 mil escolas este ano e 60 mil em 2014.
A adesão implica a escolha de até cinco de 70 atividades previstas nos dez macrocampos do programa: acompanhamento pedagógico; educação ambiental; esporte e lazer; direitos humanos em educação; cultura e artes; cultura digital; promoção da saúde; comunicação e uso de mídias; investigação no campo das ciências da natureza; educação econômica.
A partir deste ano, segundo a diretora de currículos e educação integral do Ministério da Educação, Jaqueline Moll, haverá atividades de acompanhamento pedagógico especializadas, como orientação de estudos e leitura. “Nosso objetivo é que, diariamente, a criança tenha, preferencialmente, uma hora e meia de atividade intelectual significativa, com ampliação do tempo em que ela está debruçada sobre os conhecimentos ensinados em sala de aula, pensando em leitura, escrita e cálculo”, salientou.
Ao concluir o processo de adesão on-line, no Sistema Integrado de Monitoramento e Controle (Simec) do Ministério da Educação, a escola encaminha as informações à secretaria de Educação do município ou da unidade federativa. A secretaria pode fazer correções e adequações, a serem validadas pela escola.
Criação — O programa Mais Educação foi instituído pela Portaria Interministerial nº 17, de 24 de abril de 2007, e regulamentado pelo Decreto nº 7.083, de 27 de janeiro de 2010. As escolas das redes públicas estaduais, municipais e do Distrito Federal fazem a adesão e, de acordo com o projeto educativo em curso, optam por desenvolver atividades nos macrocampos do programa. As unidades que integram o Mais Educação têm a maioria dos alunos atendida pelo programa Bolsa-Família. Um dos critérios de pré-seleção é o baixo índice de desenvolvimento da educação básica (Ideb).
O Mais Educação teve início em 2008, com a adesão de 1.380 escolas públicas. Atualmente está presente em 32 mil unidades de ensino — 10 mil em áreas rurais. O programa amplia a jornada escolar nas escolas públicas para no mínimo 7 horas diárias e garante aos estudantes do primeiro ao nono ano do ensino fundamental a participação em atividades orientadas no contraturno, além de reforço escolar.

Paula Filizola

PRÁTICAS DE JUSTIÇA RESTAURATIVAS

No período de 20 a 24.05.2013, a equipe técnica desta USE (Nádia - gestora, Dayses - Assistente Social, José Marinho - Técnico em Gestão Pública) estiveram participando de um curso na Escola de governo do Estado do Pará - EGPA, denominado Prática de Justiça Restaurativas na Escola.
O tema é ainda é novo, mas que já ganha muitos adeptos, pois é voltado a socialização das partes envolvidas (vitima e infrator).

ESCOLAS QUE TIVERAM PRESTAÇÕES DE CONTA APROVADAS

Abaixo, apresentamos as escolas que tiveram suas prestação de contas de recursos Federais aprovadas pelo GPREC/CRF/SEDUC
EEEFM DOM GAUDENCIO RAMOS - PDDE 2011 e PDE-Escola/2011;
EEEFM PARAENSE   PDE-Escola/2011;
EEEFM PROFa. LUCY CORREA DE ARAUJO - PDE/2011;
EEEFM PROFa. GELMIREZ DE MELO E SILVA - PDE/2011;
EEEFM LUIZ NUNES DIREITO - PDDE-EDUCAÇÃO INTEGRAL/2011;
EEEFM PAULO NASCIMENTO MENDES - PDDE/2012;
EEEF GASPAR VIANA - PDDE/2012;
EEEF ASSOCIAÇÃO DE MORADORES CRISTO REI  - MAIS EDUCAÇÃO/2010.

terça-feira, 14 de maio de 2013

I Encontro Estadual de Direitos da Criança e do Adolescente reúne gestores no Hangar

O I Encontro Estadual do Movimento pela Valorização do Estatuto da Criança e do Adolescente (Mover) reuniu, nesta terça-feira (7), representantes de todos os municípios do Estado, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. O encontro debateu os direitos das crianças e adolescentes com educadores, conselhos tutelares e conselhos de direitos do segmento, integrando secretarias do governo do Estado e o sistema de garantias de direitos.
O debate objetiva qualificar e orientar os gestores sobre o melhor atendimento a jovens vítimas de uso de drogas e outros tipos de violência, assim como aborda a questão das medidas socioeducativas. O encontro continua até quarta-feira (8), com palestras e mesas de debates que serão intermediados pela assessora de Políticas Públicas dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria de Estado de Justiça de Direitos Humanos (Sejudh), Leila Silva.
Durante os dois dias, o evento foca temas como violência sexual, medidas socioeducativas e uso de drogas, além de apresentar ações que deram certo em diferentes regiões e os desafios que precisam ser enfrentados para garantir a participação de adolescentes e jovens nas políticas públicas do Estado.
atualizado em 07.05.2013

Abertas inscrições para cursos de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão

Professores, diretores, vice-diretores e técnicos em educação das redes estadual e municipal de ensino podem se inscrever até o dia 30 de maio para os cursos de especialização, aperfeiçoamento e extensão - 2013 e 2014, oferecidos pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Os cursos são realizados por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), via Núcleo de Gestão do Conhecimento de Formação dos Profissionais da Educação, e a UFPA. Em princípio, os interessados deverão preencher a ficha de pré-inscrição que servirá como parâmetro para que a coordenação do Núcleo de Gestão faça o planejamento de oferta de cada curso.

Após o preenchimento da ficha, os inscritos deverão enviá-la para os e-mails: planodeformacao@seduc.pa.gov.br e planodeformacao@gmail.com. Após a análise, o Núcleo de Gestão entrará em contato com os candidatos pré-inscritos para informar se as suas pré-inscrições foram aceitas, assim como o número de vagas ofertadas e a data de cada curso. Os cursos serão realizados na modalidade presencial, semipresencial e a distância, conforme listagem abaixo. Mais informações podem ser adquiridas no telefone (91) 3201-5929.


Leia mais