Já chega a 1.523.861 o número de candidatos inscritos no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2013, de acordo com balanço divulgado às 20h na quarta-feira (9) pelo MEC (Ministério da Educação). Em quase três dias de funcionamento, o sistema registrou 2.955.236 inscrições, já que cada candidato pode definir duas opções de curso.
Caso ainda haja vaga no curso de primeira opção, o candidato será convocado pela instituição que tenha a vaga disponível
Segundo informações da Agência Brasil de notícias, a primeira edição deste ano, são oferecidas 129.319 vagas — 18% a mais em relação a 2012 —, em 3.752 cursos. Ao todo, 101 instituições públicas de educação superior selecionam estudantes por meio do Sisu. As inscrições ficam abertas até as 23h59 de sexta-feira, 11.
Uma vez por dia, o Sisu divulga a nota de corte para cada curso e turno. O monitoramento da nota de corte e a classificação parcial funcionam como referência para ajudar o estudante a acompanhar a inscrição e aumentar as chances de conseguir a vaga. Até o último dia de inscrições, o candidato pode mudar as opções. O sistema reconhecerá a última inscrição confirmada pelo candidato.
Concorrem às vagas os candidatos que participaram do Enem (exame Nacional do Ensino Médio) 2012 e não tiraram zero na prova de redação. No momento da inscrição, o candidato terá que especificar, pela ordem de preferência, o curso ao qual pretende concorrer e de que forma — por meio de cotas, de outras políticas afirmativas adotadas pelas instituições ou pela ampla concorrência. Ao longo do período de inscrições, o estudante pode alterar ou cancelar as opções feitas.
A primeira chamada está prevista para sair no dia 14 de janeiro. Os convocados devem providenciar a matrícula nos dias 18, 21 e 22. A segunda chamada será divulgada no dia 28 deste mês, com matrícula em 1.º, 4 e 5 de fevereiro.
Os candidatos que não forem selecionados nas duas primeiras convocações podem aderir à lista de espera. As instituições de ensino participantes do Sisu usam essa lista para convocar estudantes para as vagas remanescentes. O prazo de adesão vai de 28 deste mês a 8 de fevereiro. Caso ainda haja vaga no curso de primeira opção, o candidato será convocado pela instituição que tenha a vaga disponível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário