segunda-feira, 29 de setembro de 2014

USE 15 na Gincana Literária da XVIII Feira Pan Amazônica do Livro.

Gincana Literária da XVIII Feira Pan Amazônica do Livro.
A USE15 e a USE09, participaram no dia 10.09.2014 da atividade GINCANA LITERÁRIA, no Teatro Estação Gasômetro e  teve como objetivo maior socializar, junto aos alunos, professores e ao grande público em geral, os resultados das pesquisas sobre a vida e obra de escritores paraenses. Este ano:

USE:09
·  Escritor: Aldrin Moura de Figueiredo.
·  Obra: Os vândalos do apocalipse e outras histórias: Arte e Literatura no Pará dos anos 20.

 USE:15
·  Escritor: Assaad Zaidan.
·  Obra: Mil palavras Àrabes na Lingua Portuguesa

Os alunos participantes de cada  USE  responderam a   dez  (10) perguntas  sobre a  trajetória artística de cada autor  (aspectos biográficos) e dez (10) perguntas sobre a obra indicada pelo mesmo.

Da nossa USE15, participaram as escolas GONDIM LINS, LUCY CORREA e GAUDÊNCIO RAMOS.
Parabenizamos os alunos das escolas acima por terem participado brilhantemente com maestria e dignidade, demonstrando o conhecimento genial sobre o escritor paraense  Assaad Zaidan.


Ficamos em 2º Lugar com muita garra e brilhantismo. Veja as fotos abaixo:


quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE – Formação pela Escola

O Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE – Formação pela Escola – visa fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, no monitoramento, na avaliação, na prestação de contas e no controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE. É voltado, portanto, para a capacitação de profissionais de ensino, técnicos e gestores públicos municipais e estaduais, representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada.
O programa tem como propósito contribuir para a melhoria da qualidade da gestão  e fortalecimento do controle social dos recursos públicos destinados à educação. O programa consiste na oferta de cursos de capacitação, em que os participantes conhecem os detalhes da execução das ações e programas da autarquia, como a concepção, as diretrizes, os principais objetivos, os agentes envolvidos, a operacionalização, a prestação de contas e os mecanismos de controle social. Com isso, busca-se estimular a participação da sociedade nessas ações.
Em virtude da abrangência territorial do país e do grande número de pessoas envolvidas nessas ações, os cursos são oferecidos na modalidade a distância, como forma de potencializar os esforços de formação continuada dos diversos atores envolvidos na execução de programas do FNDE. Até 2005, as capacitações eram feitas exclusivamente de maneira presencial, o que representava o atendimento de um público menor e maiores gastos com a mobilização e transporte dos cursistas e de técnicos do FNDE até as cidades-polo

Projeto Esplanada Sustentável em implantação no FNDE

Escrito por  Assessoria de Comunicação Social do FNDE

Em entrevista à Assessoria de Comunicação (Ascom), a diretora de Administração, Leilane Mendes Barradas, fala da adesão do FNDE ao Projeto Esplanada Sustentável, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Criado em 2010, o projeto tem por finalidade promover a sustentabilidade ambiental e socioeconômica na Administração Pública Federal.  Inicialmente a adesão era voluntária e agora, em 2013, passou a ser obrigatória a todos os órgãos.
O projeto estabelece onze tipos de medidas que os órgãos deverão cumprir para alcançar a meta de economia de 10% em relação ao ano anterior.  Segundo Leilane, a expectativa é que esse número seja batido no FNDE e até superado em alguns dos onze itens elencados no projeto, mas apenas no final do ano é que “teremos elementos para mensuração”.
A primeira meta a ser alcançada é sobre o apoio administrativo, técnico e operacional. Esse tema abrange a contratação de empresa para terceirização de mão de obra cujo contrato será encerrado e que em breve será substituída por um novo contrato. Sobre o segundo tema, economia de água e esgoto, Leilane disse ser necessário “intensificarmos campanhas de conscientização para uso adequado dos dispositivos reguladores de vazão para as bacias sanitárias dos banheiros”. O botão menor da descarga despeja apenas três litros d’água, enquanto que o maior libera o dobro (seis litros). “Durante um dia, se o colaborador acionar apenas o botão menor, a economia de água será significativa”, completa Leilane.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

PCCR - Gratificação progressiva

PCCR - Gratificação progressiva

A SEDUC informa que o reajuste de 10% da gratificação progressiva, prevista no art. 33 do PCCR, está prejudicado para a folha normal de pagamento do mês de setembro/2014, ficando condicionado ao posicionamento do Ministério Público Federal – Procuradoria Regional Eleitoral, que analisa a matéria.

Mais informações clique aqui


Ascom/Seduc



Obras nas escolas públicas serão acompanhadas pela comunidade beneficiadas

O planejamento e a execução de obras de reforma e construção de escolas no Pará passam a contar com um novo padrão de gestão, em que se estabelece diálogo entre as comunidades e a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e que, sobretudo, permite que a comunidade escolar exerça o controle social acompanhando o andamento dos serviços para garantir a execução dos projetos. O anúncio foi feito pelo secretário adjunto de Logística da Seduc, Marcus Vinícius Menezes Neto, nesta terça-feira (23), ao receber na sede da secretaria uma comitiva de representantes das escolas estaduais Clotilde Pereira, de Castanhal, e Lucy Corrêa de Araújo e Princesa Isabel, ambas de Ananindeua, além de dirigentes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp). “Estamos colocando em prática esse novo modelo de gestão, de ouvir prioritariamente as comunidades das escolas antes de quaisquer serviços que venham a ser executados nas unidades escolares e que ela própria atue com o Estado na fiscalização do cumprimento da obra", afirmou Marcus Vinícius. Como ponto de largada desse processo, como disse o secretário, ao verificar a necessidade de serviços de urgência na Escola Clotilde Pereira, ele irá assinar nesta sexta-feira (26) na própria escola, em Castanhal, a ordem de serviço para essa unidade. Na reunião, a diretora da escola, Sônia Evangelista, relatou que o prédio onde funciona a Clotilde Pereira, com 900 alunos, encontra-se deteriorado, inclusive, com falta de climatização. Esse serviço será providenciado em caráter de urgência, como garantiu o secretário Marcus Vinícius, informando que a reforma das escolas Princesa Isabel, com 900 alunos, no bairro do Atalaia, e Lucy Corrêa de Araújo, com 3 mil estudantes, também neste município, terão obras executadas a partir do financiamento costurado pela Seduc com a Corporação Andina de Financiamento (CAF). Esse convênio prevê para 2015 a reforma integral de 120 escolas e a construção de 15 novas. Com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) será viabilizada a reforma de 80 escolas e a construção de cinco unidades de ensino. Os serviços de urgência serão executados na Princesa Isabel e na Lucy Corrêa a partir de visitas do secretário e técnicos de Logística da Seduc, nos próximos dias.

Fonte: Eduardo Rocha Secretaria de Estado de Educação